terça-feira, 15 de março de 2011

TEORIAS DE SURGIMENTO DA VIDA

   Desde a Antiguidade, tentava-se explicar a Origem da Vida no Planeta Terra, e por isso criavam-se Teorias, como as apresentadas abaixo:

       Teoria da Geração Espontânea ou Abiogênese, por Aristóteles
               
  

      
        O defensor mais famoso dessa hipótese na antiguidade foi Aristóteles há mais de dois mil anos, e em sua versão, supunha a existência de um "princípio ativo" dentro de certas porções da matéria inanimada. Esse princípio ativo organizador, que seria responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento de um ovo no animal adulto, cada tipo de ovo tendo um princípio organizador diferente, de acordo com o tipo de ser vivo. Esse mesmo princípio organizador também tornaria possível que seres vivos completamente formados eventualmente surgissem a partir da "matéria bruta".
       A ideia era baseada em observações - descuidadas, sem rigor científico atual - de alguns animais aparentemente surgirem de matéria em putrefação, ignorando a pré-existência de ovos ou mesmo de suas larvas. Isso antecedeu o desenvolvimento do método científico tal como é hoje, não havendo tanta preocupação em certificar-se de que as observações realmente correspondessem ao que se supunha serem fatos, levando a falsas conclusões.

                                                       Aristóteles, século IV a.C .
               
                               Referência da imagem: 
                  http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/10/25/286405282.asp


                     


                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário