Microfilamentos: São capazes de promover diversos movimentos celulares como a ciclose, uma característica das células vegetais, da corrente citoplasmática que é capaz de transportar várias substâncias por toda a célula.
Filamentos Intermediários: Os filamentos intermediários compõem um sistema de estruturas filamentosas, no citoplasma e núcleo de células eucarióticas. São extremamente insolúveis, de composição protéica completamente diferente da encontrada nos microfilamentos e nos microtúbulos, e formam uma rede estrutural que conecta as membranas celulares, organelas citoplasmáticas e o núcleo. São ubíquos nas células animais, e não existem em plantas e fungos.
Centríolos: Células que não possuem centríolos, como é o caso do pinheiro, possuem o centrossomo.Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica, composta de nove grupos de três microtúbulos protéicos.O centríolo é responsável pela organização de dois tipos de estruturas celulares: os cílios e os flagelos.
Ribossomos: Estruturas encontradas tanto em células procarióticas como eucarióticas e participam do processo de síntese das proteínas.São constituídos basicamente por protéinas e pelo ácido RNA ribossônico.
Retículo Endoplasmático: É composto de canais delimitados por membranas.Esses canais comunicam-se com a carioteca.O retículo endoplasmático pode ser considerado uma rede de distribuição, levando o material de que a células necessita até o posto de utilização, tem, portanto, função de transporte.
Complexo de Golgi: São formados por unidades menores, os dictiossomos.Estes por sua vez, são formados por uma pilha de cinco ou mais sacos achatados de dupla membrana lipoprotéica. Tem a capacidade de eliminar certas substâncias produzidas na síntese celular através do processo de secreção.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbrPEmUa_ORS-unHnhba0ldSTmQgsCXwpu8eSOlYyYcIWj1fCt8HCQADcJrQlSRcvGw0LyNLuEsi1YlVKefsNjaZcOpik1xLQ1rmXseeLn7BgBjOFncRPEpCwKbK0nMk_o1MpHjAFAepQ/s400/golgi.jpg&imgrefurl=http://doencasgenicas.blogspot.com/2008/02/organelo-celular-complexo-de-golgi.html&usg=__
Lisossomos: São vesículas membranosas arredondadas pequenas e que possuem em seu interior grande quantidade de enzimas que realizam a digestão celular.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/celula_unidade_vida/Image52.gif&imgrefurl=
http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/celula_unidade_vida/celula.html&usg=__
Peroxissomos: São organelas membranosas de contorno arredondado que ocorrem em células animais e de certas plantas.A principal função dessa organela é a oxidação de certas substâncias orgânicas, em especial, os ácidos graxos.
Vacúolo: Organela presente em todas as células vegetaise que ocupa grande parte dela.Sua função é reservar o suco vacuolar, que contém água, sais, pigmentos, açúcares e outras substâncias.
Cloroplastos: Organelas de cor verde responsáveis pela realização da fotossíntese, é uma característica das células vegetais.
Mitocôndrias: São organelas responsáveis pela respiração celular aeróbia.O conjunto das mitocôndrias de uma célula recebe o nome de condrioma. Possui duas membranas lipoprotéicas: uma externa, lisa e contínua, e outra interna, que apresenta invaginações, formando as cristas mitocondriais.
Fonte da pesquisa: Biologia- Volume único
Editora Saraiva Autores: Sônia Lopes e Sérgio Rosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário